NUTESES
 
SISTEMA DE PUBLICAÇÃO ELETRÔNICA DE TESES E DISSERTAÇÕES | BUSCA |

Warning: in_array() [function.in-array]: Wrong datatype for second argument in /home/webtedenuteses/html/tde_busca/biblioteca/mostraResultados.inc on line 828
Pesquisa resultou em: 1 registro(s)
Páginas:
Primeira | 1 | Última
Resultado(s) [1 - 1]
Total de Páginas: 1
1
Autor: Dionísia Nanni
   
Título(s):
[en] Dance in the Physical Education Background: Superfluous or Essential?!...
[pt] Dança na Formação do Professor de Educação física: Luxo ou Necessidade?!...
   
Instituição de Defesa: Universidade Gama Filho
   
Resumo(s):
[en] This qualitative-oriented study is related to the research line in Social Representations in Physical Education, Sportd and Leisure developed in the Strictu-Sensu Physical Education Graduation Program at Universidade Gama Filho.Its scope includes the study of the contribution of the discipline dance to the Physical Education professional background.The methodological strategy used was Discourse Analysis, from the perspective provided by Orlandi(1993) and Maingueneau(1993).The data collection instrument was the semi-structured interview, primarily made up of open questions designed to collect hints about the representation of the discipline Dance in the undergraduation Course in Physical Education. The discourses were analyzed under the light of theoretical matrices elaborated to account for the discusive exogenous processes and/or discursive exogenous processes (stemming form the subject displacement) in the field of the discipline Dance.The study revealed that immanence body prevails in this discipline space, and transcendence body prevails in the private space. The former reminds us of the Apollo-rooted myth and the latter is related to the Dionysian must rescue the balance Between Apollo and Dionysus as as a guiding reference in the teaching/learning process. The study reveals that in pratice, Dance must work the students “everyday life” systematically, as a strategy to develop a critical view of that Discipline and to legitimate it as an effective approach to the Physical Education professional background.
[pt] O presente estudo, de natureza qualitativa, vincula-se à linha de pesquisa representações sociais da Educação Física, esporte e lazer desenvolvida no programa de pós-graduação stricto-sensu em Educação Física da Universidade Gama Filho. Teve por escopo dar conta da contribuição da disciplina Dança à formação do profissional de educação física. A estratégia metodológica utilizada foi a análise do discurso, na perspectiva de Orlando (1993) e Maingueneau (1993). O instrumento de coleta de dados utilizado foi a entrevista semi-estruturada, a qual foi composta predominantemente por perguntas abertas, visando recolher pistas acerca das representações da disciplina Dança no curso de licenciatura em educação física. Os discursos foram analisado à luz de uma matriz teórica construída para dar conta de processos exógenos discursivos e/ou processo endógenos discursivos (provenientes do deslocamento do sujeito) na esfera da disciplina Dança. O estudo revelou que no espaço desta disciplina predomina o corpo imanência, e no espaço privado predomina o corpo transcendência. O primeiro nos remete ao mito apolíneo, enquanto que o segundo nos remete à concepções dionisíaca de dança. O discurso dos informantes sugeriu que a disciplina Dança, para se desenvolver de forma adequada, tornando-se algo significativo para os alunos, precisa resgatar o equilíbrio entre Apollo e Dionísio como referenciais norteadores do processo de ensino/aprendizagem. O estudo mostra que, na prática, a Dança precisa trabalhar de forma sistemática "O Cotidiano" dos acadêmicos, como estratégia para desenvolver uma visão crítica da disciplina Dança, legitimando-a como aporte efetivo à formação profissional de educação física.
   
Titulação: Mestre em Educação Física
   
Programa de Pós-Graduação: Educação Física
   
Área de Concentração: Não possui
   
Linha de Pesquisa: Não possui
   
Contribuidor(es):
[Orientador] Helder Guerra de Resende
[Co-Orientador] Milton de Souza Coelho
   
Assunto(s):
[pt] EDUCACAO FISICA
[pt] Não disponível
[en] Not available
   
Local de defesa: Rio de Janeiro - RJ - BR
   
Data da defesa:
[pt] 10/1997
[en] 10/1997
   
Número de Páginas: 88
   
Arquivo(s):
PDF - Dissertação (Parte 1)
PDF - Dissertação (Parte 2)
Detalhar Incluir na pasta 
    


Resultado(s) [1 - 1]
Primeira | 1 | Última
Páginas:
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações
Busca  
Busca Avançada »
Pasta de Trabalho » Ajuda
Registros por página

v-IBICT | COPYRIGHT ©
desenvolvido para IE 5.0+
Universidade Federal de Uberlândia www.sibradid.eef.ufmg.br