NUTESES
 
SISTEMA DE PUBLICAÇÃO ELETRÔNICA DE TESES E DISSERTAÇÕES | BUSCA |

Warning: in_array() [function.in-array]: Wrong datatype for second argument in /home/webtedenuteses/html/tde_busca/biblioteca/mostraResultados.inc on line 828
Pesquisa resultou em: 1 registro(s)
Páginas:
Primeira | 1 | Última
Resultado(s) [1 - 1]
Total de Páginas: 1
1
Autor: Patrícia Cavalcante Ayres Montenegro
   
Título(s):
[pt] O sentido de aluno-criança no imaginário de alunos mestres
[] The meaning of pupil-chid in the imaginary of teacher students
   
Instituição de Defesa: Universidade Gama Filho
   
Resumo(s):
[pt] O presente estudo, de natureza qualitativa, está inserido na linha de pesquisa Imaginário Social e Atividades Corporais desenvolvida no Mestrado em Educação Física da Universidade Gama Filho. O objetivo da pesquisa foi identificar a representação que futuros professores de Educação Física têm das crianças de escolas públicas. O estudo foi desenvolvido a partir dos depoimentos de alunos-mestres durante suas primeiras experiências de prática de ensino numa escola da rede municipal do Rio de Janeiro, bem como o registro da observação das relações formais e informais dos estagiários no contexto da prática de ensino. Utilizamos a técnica de análise de discurso desenvolvida por Orlandi (1988) para a interpretação do imaginário dos estagiários, a partir da análise das marcas discursivas que foram sendo reveladas nos depoimentos. Dos elementos constituintes do imaginário dos futuros professores foi possível destacar, a título de considerações finais, que há a permanência de representações de criança ideal legitimando o pré-julgamento, a comparação e o estigma dos alunos que não correspondem às características de um modelo idealizado; ficaram evidenciadas formações imaginárias de desvalorização da escola pública, enquanto espaço que sucumbiu à sua própria profanação e à perda de seus referenciais simbólicos, assim como a indefinição do sentido da Educação Física para a formação da criança; finalizando, ficou evidenciado também o não reconhecimento e a não valorização social do magistério.
[] This study, of qualitative nature, belongs to the line of research on the Social Imaginary and Body Activities, developed at the Master’s on Physical Education of Gama Filho University. The study was developed from testimonies by teacher students, during their first experiences of teaching practice in a public school of the city of Rio de Janeiro. Also, it examined the reports of observations made by the teacher students of formal and informal contacts, within the context of the teaching practice. We used the discourse analysis technique developed by Orland (1988), in order to interpret the imaginary of the teaching practice students, following the discourse contents revealed by the testimonies. After on investigation of the future teachers discourses it was possible to emphasize, as final considerations, that representations of an ideal child prevail at the basis of pre-judgments; also, that there are always comparisons, to the detriment of the pupils who do not show characteristics of the idealized model. We found evidences of an imaginary construct devaluating public school as the space that deteriorated due to its own profanation and its lost of symbolic referencials. Besides, we found a lack of definition concerning the meaning of Physical Education for the formation of the child. Finally, we found evidences that the future teachers could not recognize the social value of the teaching profession.
   
Titulação: Mestre em Educação Física
   
Programa de Pós-Graduação: Educação Física
   
Área de Concentração: Educação física e cultura
   
Linha de Pesquisa: Não possui
   
Contribuidor(es):
[Orientador] Helder Guerra de Resende
[Membro da Banca] Nilda Teves Ferreira
[Membro da Banca] Vera Lucia de Menezes Costa
   
Assunto(s):
[pt] EDUCACAO FISICA
   
Local de defesa: Rio de Janeiro - RJ - BR
   
Data da defesa:
[pt] 11/1994
[en] 11/1994
   
Número de Páginas: 125
   
Arquivo(s):
PDF - Dissertação (Parte 1)
PDF - Dissertação (Parte 2)
PDF - Dissertação (Parte 3)
PDF - Dissertação (Parte 4)
Detalhar Incluir na pasta 
    


Resultado(s) [1 - 1]
Primeira | 1 | Última
Páginas:
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações
Busca  
Busca Avançada »
Pasta de Trabalho » Ajuda
Registros por página

v-IBICT | COPYRIGHT ©
desenvolvido para IE 5.0+
Universidade Federal de Uberlândia www.sibradid.eef.ufmg.br