NUTESES
 
SISTEMA DE PUBLICAÇÃO ELETRÔNICA DE TESES E DISSERTAÇÕES | BUSCA |

Warning: in_array() [function.in-array]: Wrong datatype for second argument in /home/webtedenuteses/html/tde_busca/biblioteca/mostraResultados.inc on line 828
Pesquisa resultou em: 1 registro(s)
Páginas:
Primeira | 1 | Última
Resultado(s) [1 - 1]
Total de Páginas: 1
1
Autor: Cristina Ribeiro Gonçalves Pereira
   
Título(s):
[pt] O ensino da dança na escola pública do Rio de Janeiro.
[en] nao disponivel
   
Instituição de Defesa: Universidade Federal do Rio de Janeiro
   
Resumo(s):
[pt] Para compreender como se realiza o ensino da Dança na Rede Pública do Município do Rio de Janeiro, seus fundamentos, objetivos e reais condições de trabalho, priorizou-se a investigação do cotidiano escolar. Esse estudo caracteriza-se como exploratório na medida em que procura esclarecer o que os professores de Educação Física da rede Pública pensam a respeito do ensino da Dança realizado nas escolas. As informações foram obtidas através dos depoimentos registrados em um questionário que reunia tanto perguntas objetivas quanto perguntas que exigiam a exposição da opinião pessoal do professor. As questões objetivas receberam um tratamento estatístico percentual para destacar os elementos quantitativos mais indicados nas opções oferecidas. Para melhor compreender os relatos e depoimentos apresentados, que no fundo esclarecem e reforçam os resultados quantitativos, recorreu-se ao suporte metodológico da análise de conteúdo temático-categorial. Além das conclusões objetivas a que se chegou, vale acrescentar que, mais urgente que o estudo sobre o ensino da Dança (o como, o por que, o para que, o com quem e o para quem), é a sua realização concreta na Escola Pública. Um dos indicativos desta urgência foi o índice encontrado de somente 22% de professores de Educação Física que incluem em seu programa anual a Dança, como uma de suas atividades. Além disso, cabe destacar que esse reduzido grupo é composto quase que exclusivamente de professoras e que, em sua maioria, trabalham com grupos reduzidos e exclusivamente femininos. As conclusões finais foram as seguintes: a) Quanto à questão que indaga sobre quais seriam as finalidades, objetivos e metodologias do ensino da Dança na Escola Pública, conclui-se que, o auto-conhecimento, o ritmo e a coordenação motora são os principais objetivos a serem atingidos através do método de demonstração e tendo como forma de avaliação a participação do aluno em eventos integrados ao calendário escolar. b) Quanto à questão que indaga sobre a posição, condições e limites do ensino da Dança na Escola Pública, conclui-se que os professores em sua maioria são provenientes de Universidades Públicas de reconhecida qualificação; que ingressaram no magistério nos anos 70 e que atualmente trabalham com um número aproximado de 200 alunos; que reconhecem uma relativa autonomia quanto as tomadas de decisões pedagógicas além de contarem com um certo apoio da Direção da escola na realização de eventos. Por outro lado, destaca-se as precárias condições físicas, materiais e de ordem econômica, o que limita e compromete a qualidade de ensino. Registra-se, ainda, que a maioria dos professores nunca ensino Dança na Escola Pública, argumentando que tal decisão se baseia numa questão de interesse pessoal. c) Quanto à questão que indaga sobre a qualificação e a prática profissional dos professores, conclui-se que a maioria cursou especialização, principalmente na área desportiva, sendo que, os que ensinam Dança na Escola Pública, classificam o curso de Dança, tanto da Graduação quanto o da Pós-Graduação, como bom, adequado mas insuficiente quanto à realidade da Escola Pública. d) Quanto à questão que relaciona as finalidades, objetivos e metodologia às Tendências e Correntes da Educação brasileira, conclui-se que as finalidades, objetivos e método correspondem à Tendência Humanista Tradicional enquanto que a avaliação mais relacionada corresponde à Tendência Tecnicista de Educação. Especificamente com relação à Educação Física, a tendência Psico-pedagógica de matriz neopositivista, encontra-se mais fortemente enfatizada. e) Quanto à questão que solicita ao professor sugestões para que a Dança venha contribuir para a melhoria do ensino no contexto da Educação Pública, conclui-se que, além da troca de experiências através de eventos, tanto os realizados internamente quanto os que envolvam diversas escolas, eles sugerem uma ampla discussão, com a participação dos diversos seguimentos institucionais, com a finalidade de transpor coletivamente os problemas e dificuldades encontradas.
[en] To understand how the Dance is been teaching at Rio de Janeiro Public School, its fundaments, objects and real work conditions, this study lived priority to investigate the daily of the school. This study was caracterized as exploratory because it try to explain what did the Physical Education teachers think about the Dance teaching at the Public Schools. The informations were obtained at a questionary that contained objective answers and questions that demanded personal opnions from them. The objective questions receved a statistic percentual credits that could informed about the most chosed options of the questionary. To understand the teacher opinion, that at the end, explaine and reforce the quantitative resolts, it was used the content thematical-categorial analisis as the metodologic suport. Over the objective conclusions the study produced, it is important to add that, urgently than the study Dance teaching (the how, the why, the what for, the with who and the for who), it is its concrect realization at the Public School. One of the indicatives of this urgency is the statistic number os 22% of Physical Education teachers that included on theirs anual program the Dance as one of the activity. Over then, it is destacable that this reduced group is composed, in its raajority, by female teacher that works with a reduced group of female students. The end conclusions were: a) About the question that asked for which would be the finalities, objetivies and metodologies of Dance teaching at Public School, the conclusion is that, the self knowledge, the rhythm and the motor coordenation are the principal objetives to be taken through the demonstrative method and the way of make the avaliation chosed was the student participation at events integrated with the school calendary. b) About the question that asked for the positions, conditions and limits of the Dance teaching at Public School, the conclusion is that the teachers, in majority, carne from Public Universities of recognized qualification; that they had begun to teach at the 7 0 and, actualy, work with approach 200 students; that they recognized a relative autonomie at the pedagogic decisions over the necessary helps from the School Direction to the events realization. It is also important to say that the physical bad conditions of the school, of the materials and the economic order, limits and compromises the teaching quality. It was registed also, that, the majority teachers, never had teached Dance at Public School explaining that this decision is based on the self interest. c) About the question that asked for the qualification and the professional practice of the teachers, the conclusion is that the majority has been taken Specialization Courses, specifically at desportive area, and who works with Dance at Public School considered the Courses as a good one, also the Graduation and Pos-Graduation, adequated but not sufficient considering the reality of the Public School. d) About the question that asked for the relation of the fínalities, objectivies and metodologies with the Brazilein Tendency and Corrents of Education, the conclusion is that the finalities, objectivies and methodologies corresponded to the Humanistic Tendency while the most related avaliation process correspoded to the Tecnicist Tendency of Education. Especifically, in relation with the phisical Education, the Psico-pedagogical Tendency of neopositivism origins, was stronglly indicated. e) About the question that asked for suggestions to contributions of the Dance for the goodness of the teaching at the Public School, the conclusion is that, over tlie changes of experientions at events, also those that are realised in the school and the events that become many of them, the teachers gived suggestions about a big discution that envolve the parrícipation of many Ínstitutionals segments with the finality to overcomeht iroubles and difficults together.
   
Titulação: Mestre em Educação Fisica
   
Programa de Pós-Graduação: Educação Física
   
Área de Concentração: Desenvolvimento humano
   
Linha de Pesquisa: Não possui
   
Contribuidor(es):
[Orientador] Vinicius Ruas Ferreira da Silva**
[Membro da Banca] Vitor Marinho de Oliveira
[Membro da Banca] Myda Maria Sala Pacheco
   
Assunto(s):
[pt] nao disponivel
[en] nao disponivel
[pt] EDUCACAO FISICA
   
Local de defesa: Rio de Janeiro - RJ - BR
   
Data da defesa:
[pt] 20/07/1995
[en] 20/07/1995
   
Número de Páginas: 179
Detalhar Incluir na pasta 
    


Resultado(s) [1 - 1]
Primeira | 1 | Última
Páginas:
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações
Busca  
Busca Avançada »
Pasta de Trabalho » Ajuda
Registros por página

v-IBICT | COPYRIGHT ©
desenvolvido para IE 5.0+
Universidade Federal de Uberlândia www.sibradid.eef.ufmg.br