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Autor: Doris Ruth Lewis
   
Título(s):
[en] HEARING: A procedure to evaluate children between 5 months and 2 years old
[pt] AUDIÇÃO: um procedimento de avaliação para crianças entre 5 meses e 2 anos de idade
   
Instituição de Defesa: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
   
Resumo(s):
[en] The present study was based on procedures of hearing screening used in other countries, in order to elaborate a procedure of hearing evaluation in children between 5 months and 2 years old. The procedure should be simple, quick and not expensive so it could be used in a large number of children in the institutions were they can be found. The locations and subjects used in this research were: 1. Health Center: 100 children of the age between 0 and 4 years old were evaluated in order to study the procedure prepared: a study of reactions found in different ages after sound stimulation was made, it was verified the appropriate age the procedure could be applied. 2. Fundação do Bem-Estar do Menor (FEBEM) – Unidade Sampaio Viana: 60 children between 5 months and 2 years old were evaluated; it was applied a second evaluation in the children who failed the first evaluation. It was compared the failure rates between first and second hearing evaluation. The present study allowed the following conclusions: 1. It was confirmed that the procedure made is simple and quick. 2. The procedure is used to identify the children who probably can have a mild to severe, and profound hearing loss. In some cases the procedure can identify middle ear pathologies too. 3. The appropriate age the procedure can be applied is between 5 months and 2 years old. 4. In order to avoid a large number of false-positives (children who fail the evaluation and do not have a hearing loss), it is necessary a second evaluation in the children who fail, preferable 15 days after the first evaluation.
[pt] O presente trabalho baseou-se em procedimentos de triagem auditiva utilizados em outros países, para adaptação de um procedimento de avaliação da audição em crianças da faixa de 5 meses a 2 anos de idade. O procedimento elaborado procura ser simples, rápido e de baixo custo, para que possa ser utilizado em grande número de crianças, nos locais onde as mesmas se concentram. Os locais e sujeitos utilizados na realização da pesquisa foram: 1. Posto de saúde: foram avaliados 100 crianças da faixa etária entre 0 e 4 anos de idade, para estudo do procedimento elaborado, estudo de reações encontradas frente à estimulação sonora para diferentes faixas etárias, e faixa etária adequada para aplicação do procedimento. 2. Fundação do Bem-Estar do Menor (FEBEM) – Unidade Sampaio Viana: Foram avaliados 60 crianças da faixa etária entre meses e 2 anos de idade, para aplicação da avaliação, seguida de segunda avaliação nas crianças que não apresentaram reações consideradas aceitáveis. Foram comparados os índices de falha entre a primeira e a segunda avaliação da audição. O presente trabalho permitiu as seguintes conclusões: 1. Ficou confirmado que o procedimento elaborado é simples e rápido. 2. O procedimento utilizado visa à identificação de crianças prováveis portadoras de deficiência auditiva de moderada a severa, e profunda, podendo inclusive identificar crianças portadoras de patologias de ouvido médio, em alguns casos. 3. A faixa etária adequada para utilização do procedimento está entre 4 meses e 2 anos de idade. 4. Para que não ocorra um índice alto de falsos-positivos (crianças com falha na avaliação, sem problemas auditivos) é necessária uma segunda avaliação nas crianças que não apresentarem reações satisfatórias, 15 dias após a primeira avaliação.
   
Titulação: Mestre em Distúbios da Comunicação
   
Programa de Pós-Graduação: Ciências da Saúde
   
Área de Concentração: Não possui
   
Linha de Pesquisa: Não possui
   
Contribuidor(es):
[Orientador] Orozimbo Alves Costa Filho
   
Assunto(s):
[pt] não disponível
[pt] EDUCACAO FISICA
[en] not available
   
Local de defesa: São Paulo - SP - BR
   
Data da defesa:
[pt] 12/1987
[en] 12/1987
   
Número de Páginas: 86
   
Arquivo(s):
PDF - PDF- dissertação (parte 1)
PDF - PDF- dissertação (parte 2)
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