NUTESES
 
SISTEMA DE PUBLICAÇÃO ELETRÔNICA DE TESES E DISSERTAÇÕES | BUSCA |

Warning: in_array() [function.in-array]: Wrong datatype for second argument in /home/webtedenuteses/html/tde_busca/biblioteca/mostraResultados.inc on line 828
Pesquisa resultou em: 1 registro(s)
Páginas:
Primeira | 1 | Última
Resultado(s) [1 - 1]
Total de Páginas: 1
1
Autor: Chuno Wanderlei Mesquita
   
Título(s):
[pt] Identificação de incidências autoritárias existentes na prática do judô e utilizadas pelo professor.
   
Instituição de Defesa: Universidade Federal do Rio de Janeiro
   
Resumo(s):
[fr] Cette étude a pour but dídentifier líncidence de láutoritarisme dans Ia pratique du judo et de Ia discuter pour savoir si ce qui a lieu en classe se donne dúne manière consciente ou si cést tout simplement de Ia rhétorique. Láutoritarisme étant un concept subjectif, on a crée un instrument pour mesurer les différents niveaux de comprehension des degrés de láutoritarisme dans les classes de judo. On les a divises en cinq niveaux vanables allant du moins au plus autoritaire dans une échelle de courbe normale. Cette classification, facile à percevoir, devient difficile à expliquer dans des termes absolus. Lútilisation devient de Ia statistique du "qui-quadrado" nous revele le décalage entre Ia fréquence attendue et celle observée. On lá choisie dú à notre souci de rendre 1'étude plus judicieuse et solide dans nos recherches. Cette étude sést fondée sur les observations et les réponses des professeurs et des élèves de dix clubs ou des judo - clubs de Rio de Janeiro. Dans les annatyses et dans les discussions des données collectées, on y a trouvé des niveaux dáutoritarisme vanables aussi bien que dans les réponses des élèves, des professeurs et entre le discours et Ia pratique. Láuteur a essayé de discuter, dinterpréter et dánaryser ces faits et de les présenter dans une perspective éducative du pays dúne façon transparente et consciente
[pt] O presente estudo tem como tema central a identificação de incidência de autoritarismo na prática de Judô e discuti-la, a fim de saber se o que acontece em aula é de forma consciente ou simplesmente retórica. Por ser o autoritarismo um conceito subjetivo, foi criado um instrumento para identificar os vários níveis de autoritarismo presentes nas aulas de Judô. Foram divididos em cinco níveis que variaram de pouco autoritário a muito autoritário na escala da curva normal. Essa classificação é fácil de perceber, porém difícil de explicar o que seja pouco ou muito autoritário em termos absolutos. Foi utilizada a estatística do qui-quadrado, para detectar discrepâncias entre a freqüência esperada e a observada. Essa escolha teve a preocupação de tornar o estudo mais criterioso e consistente em suas análises. O estudo foi feito com bases nas observações e respostas de professores e alunos de dez clubes de judô-clubes localizados no município do Rio de Janeiro. Nas análises e discussões desses dados coletados foram encontrados vários níveis de autoritarismo, assim como bastante discrepâncias nas respostas entre alunos, entre professores, entre alunos e professores e entre os discursos e a prática. O autor procurou discutir, interpretar e analisar esses fatos, bem como mostrar este quadro dentro de uma perspectiva educacional do País de forma clara e consciente.
   
Titulação: Mestre em Educaçao Fisica
   
Programa de Pós-Graduação: Educação Física
   
Área de Concentração: Não possui
   
Linha de Pesquisa: Não possui
   
Contribuidor(es):
[Orientador] Waldyr Lins de Castro
[Membro da Banca] Fernanda Barroso Beltrão**
[Membro da Banca] Vinicius Ruas Ferreira da Silva**
   
Assunto(s):
[pt] cidadania.
[pt] autoritarismo
[pt] educação
[pt] judô
[pt] EDUCACAO FISICA
   
Local de defesa: Rio de Janeiro - RJ - BR
   
Data da defesa:
[pt] 01/02/1994
[en] 01/02/1994
   
Número de Páginas: 119
   
Arquivo(s):
PDF - Dissertação (Parte 2)
PDF - Dissertação (Parte 1)
Detalhar Incluir na pasta 
    


Resultado(s) [1 - 1]
Primeira | 1 | Última
Páginas:
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações
Busca  
Busca Avançada »
Pasta de Trabalho » Ajuda
Registros por página

v-IBICT | COPYRIGHT ©
desenvolvido para IE 5.0+
Universidade Federal de Uberlândia www.sibradid.eef.ufmg.br