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Autor: Antonio Geraldo Magalhães Gomes Pires
   
Título(s):
[pt] A Educação Física e o Corpo: Concepções de Mestrandos
   
Instituição de Defesa: Universidade Gama Filho
   
Resumo(s):
[pt] Esta pesquisa apresenta um estudo que busca identificar as concepções de mestrandos sobre o corpo, a partir de entrevistas realizadas com alunos dos Cursos de Mestrado em Educação Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Universidade Estadual de São Paulo (USP).Após uma revisão da literatura, pudemos observar que as temáticas da bibliografia específica de Educação Física consultada estavam voltadas para questões das áreas: médica, desportiva e comunitária. Essa característica nos fez refletir sobre qual seria a razão de tão pouca produção teórica que repensasse a prática da Educação Física de uma forma diferente ligada à área de ciências humanas.A partir de tal reflexão, pudemos perceber que quando os livros e o professor de Educação Física se referem ao corpo do Homem, seja para estudá-lo, seja para nele atuar, delimitam tanto o ponto de partida e de chegada dos seus aspectos bio-psico-social.Constatado este fato, passamos a admitir como verdade a premissa de que a atual prática efetiva da Educação Física no Brasil está isolada do processo educacional como um todo na medida em que ainda não desenvolve sua ação como reflexo das variáveis político-ideológicas da sociedade, de uma forma consciente e crítica.Nesse caso, podemos notar uma ação pedagógica extremamente tecnicista, por parte dos professores de Educação Física, pois, quando realizam seu trabalho usando um embasamento "científico", acreditam em sua "neutralidade" política.Como acreditamos que o objeto principal da ação do professor de Educação Física é o corpo do homem, visto com suas expressões e linguagens, enquanto respostas da construção cultural das sociedades, passamos a buscar afinidades entre a concepção sobre o corpo e a concepção pedagógica do professor de Educação Física.Na busca de articular as concepções de corpo e educação, elaboramos uma entrevista semi-estruturada, gravada em fita cassete, e aplicada com 51 (cinqüenta e um) mestrandos de Educação Física, 26 da USP e 25 UFRJ. Os resultados foram analisados, tendo como referência as categorias transformadora, conservadora e a não-concepção sobre o corpo.Analisamos também a noção de educação a partir das manifestações dos mestrandos sobre o corpo, e concluímos que: a. a concepção sobre o corpo oferecida pelos informantes pode ser considerada conservadora;b. a concepção de educação dos informantes apresentou características conservadoras;c. o nível de informação dos mestrandos sobre assuntos pertinentes a outras áreas de estudo se revelou bastante baixo;d. as possíveis variáveis político-ideológicas não são consideradas pelos informantes quando eles analisam o corpo do Homem;e. existe uma profunda relação entre a falta de informação dos mestrandos no que se refere à questão político-ideológica ligada à educação - suas concepções sobre o corpo e educação.f. a concepção de ação pedagógica do grupo de informantes se apresentou com características conservadoras.
[en] This investigation presents a study that seeks to identify the Physical Education Undergraduate Mastership Student’s conceptions about body at Rio de Janeiro Federal University (UFRJ) and São Paulo State University (USP). After a literature review, we could observe that the consulted Physical Education bibliography themes were turned to medical, sportive and community areas, characteristic that made us think about what would be the reason for so little theoretical production that could reflect the Physical Education practice so that it would be directly related to human sciences area. From this reflection we could notice that when books and physical education teachers refer to human body, to study it or to act on it, they use as starting and arrival point bio-psycho-social aspects. Subsequently to the evidence of this fact, we passed on to admit as a truth the premises that the physical education affective actual practice is aparted from the educational process as a whole, for it doesn’t develop tha action as a reflex of the political and ideological variants (variables) from society yet. In such case, we could notice an extremely technicist pedagogic action, by the side of physical education teachers for, when they realize they work using a “scientif” basis they believe in their political “neutrality”. As we believe that the main subject of physical education teachers action is the human body, viewed whit its expressions and languages, that are answers from the societes cultural construction, we began to search for the affinity between a conception about body an d the physical education teachers pedagogic conception. In the trial of articulating the body and education conceptions, we elabored a half-structure interview, regarted in casset, that was applied to 51 (fifty-one), physical educations undergraduated , mastership students, 26 (twenty-six) from USP and 25 (twenty five) from UFRJ. The results were analysed having as reference the categories: transforming conception, conservative conception and non-conservative conception about body. We also analysed the education conception, from these manifestations about body on, concluding that: a) the conception about body presented by the informers can be considered conservative; b) the informes’ conceptions about education were presented whith conservative characteristics; c) the informes’ level of information about matters related to other areas o f study was presented as very low; d) the political and ideological variants are not considered by the informers when they analyse the human body, and e) there is a deep relation between the informers’ speech about questions related to the fact that about body and education. f) The conceptions of pedagogic action of the information group were presented with conservative characteristics.
   
Titulação: Mestre em Educação Física
   
Programa de Pós-Graduação: Educação Física
   
Área de Concentração: Educação física e cultura
   
Linha de Pesquisa: Não possui
   
Contribuidor(es):
[Orientador] Sebastião Josué Votre
[Membro da Banca] Luiz Marques de Souza
[Membro da Banca] Lamartine Pereira Da Costa
   
Assunto(s):
[pt] Corpo
[pt] representação social
[pt] educação física
[pt] cultura.
[pt] EDUCACAO FISICA
   
Local de defesa: Rio de Janeiro - RJ - BR
   
Data da defesa:
[pt] 01/1990
[en] 01/1990
   
Número de Páginas: 258
   
Arquivo(s):
PDF - PDF - Dissertação (parte 1)
PDF - PDF - Dissertação (parte 2)
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