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Autor: José Rizzo Pinto
   
Título(s):
[pt] Corpo, movimento e educação: o desafio da criança e adolescente deficientes sociais.
   
Instituição de Defesa: Universidade Castelo Branco
   
Resumo(s):
[pt] Quem vive no Rio de Janeiro, observa um crescente número de crianças e adolescentes, em idade em que , legalmente deveriam estar na escola, mas que ganham o sustento nas ruas, alguns na delinqüência ou prostituição. Levantaram-se os fatos que produzem tal situação: migração interna, baixos salários, crescimento de favelas e conjuntos populares e, sobretudo, reprovação e evasão escolar, o que acarreta uma deficiência social, pela incapacidade de reverter a miséria pessoal. Analisando-se fatores histórico-culturais, questiona-se a possível interferência da mentalidade dualística, existente entre nós, e fundamenta-se o estudo, de tipo filosófico, na teoria de ASMANN (1994): "a corporeidade é a única via válida para a construção de uma teoria pedagógica válida," buscando responder a duas questões básicas que possibilitem contribuir para um maior entendimento dos conceitos de corpo e movimento em nossa cultura, bem como sua utilização na elaboração pedagógica, sobretudo quando se lida com deficientes sociais ou crianças em risco de virem a sê-lo. Revendo os conceitos de homem, corpo e educação, nas diferentes culturas desde a pré-história aos dias atuais, apoiado na antropologia e filosofia, mostra-se a origem do dualismo ainda dominante em nosso meio, conceito este hoje superado pelo unicismo, onde se pode encontrar, pela corporeidade, elementos que fundamentem o uso da corporeidade e motricidade na pedagogia. Apoiado na Aptidão Total, como elemento integrador, e, a partir da teoria das múltiplas inteligências, do valor do símbolo, que se projeta, numa visão motora, no jogo, constata-se que é possível a utilização da ciência da motricidade, para confirmar a visão assmaniana. Conclui-se recomendando a utilização da motricidade como via pedagógica, não só nas crianças que estão na rua, mas nas populações infantis de risco e sugere-se que seja feita uma revisão nos cursos de formação de professores, para introduzir a motricidade no curriculum, criando condições de combate a pedagogia da reprovação, hoje dominante
[en] Who lives in a big town, like Rio de Janeiro, can see a great number of children and young people on the streets ( where they live and work, or only work, selling things to get some money, to guarantee their survival), instead of going to school. On the present papper was made the traject, from the field until the slums and far popular quartes, where some of them have family residence, and using official numbers, was made a study, founded on the social, economic, cultural factor of origin of this poor people, called here “social handdcapped persons”, because they can´t by themselves, change the position. A factor was easily detected: an unable school system, that produces a precious scape and turn it hard. It is unable to use a method and cultural principles and values that they can understand and accept. The author believes, as ASSMANN (1994), that body is the fundamentalinstance to ground valid criterion to a pedagogical method, for reverse this position. A philosophical anthropological, motor and pedagogical review was made, from the pre-historic time until today, from the dual to the unifed and integrated perception of the man, when it is possible to say, as MERLEAU – PONTY: “ I am my body”, and as MANOEL SERGIO: “If I am able to move myself, I am”. The analyses of human being and human acts has been made, from biologycal principles, the Total Fitness view, and from the GARDNER´s Intelligence Theory. I was possible to conclude to the sybolic value of human motor act on the cultural process and, from this, to the employ of the games as a pedagogical method for teaching this children in an educational process that begin with the poor people cultural values. It was suggested an experiment of the principle in a bordline sample and a revision of teachers formation curriculum.
   
Titulação: Mestre em Ciencia da Motricidade Humana
   
Programa de Pós-Graduação: Ciências da Saúde
   
Área de Concentração: Não possui
   
Linha de Pesquisa: Não possui
   
Contribuidor(es):
[Orientador] Olavo Guimarães Feijó
[Membro da Banca] Nilton Nascimento**
[Membro da Banca] Lecy Consuelo Neves
   
Assunto(s):
[pt] Corpo e Movimento- Movimento e Educação- Corporeid
[pt] EDUCACAO FISICA
   
Local de defesa: Rio de Janeiro - RJ - BR
   
Data da defesa:
[pt] 03/09/1996
[en] 03/09/1996
   
Número de Páginas: 111
   
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