NUTESES
 
SISTEMA DE PUBLICAÇÃO ELETRÔNICA DE TESES E DISSERTAÇÕES | BUSCA |

Warning: in_array() [function.in-array]: Wrong datatype for second argument in /home/webtedenuteses/html/tde_busca/biblioteca/mostraResultados.inc on line 828
Pesquisa resultou em: 1 registro(s)
Páginas:
Primeira | 1 | Última
Resultado(s) [1 - 1]
Total de Páginas: 1
1
Autor: Emerson Barbosa
   
Título(s):
[pt] Aprendizagem de Habilidades Manuais bilaterais pelo processo de iniciação ao basquetebol
[en] Learning of bilateral Manual Abilities for the process of initiation to the basketball
   
Instituição de Defesa: Universidade Metodista de Piracicaba
   
Resumo(s):
[pt] O presente estudo teve como objetivo, analisar o processo de aprendizagem motora relacionada ao processo de aprendizagem de habilidades manuais bilaterais, com base na literatura, indicando como meio a iniciação ao basquetebol. Deste modo, desenvolveu-se abordagens relacionadas a uma aproximação pedagógica. Foi necessário dividir o estudo em 3 capítulos distintos. Oestudo caracteriza-se como bibliográfico, onde no primeiro capítulo os principais aspectos do desenvolvimento humano foram considerados. Partindo-se do pressuposto que o desenvolvimento do ser humano ocorre básicamente em 3 domínios: o cognitivo, o afetivo-social e o motor, ou psicomotor, que envolvem o desenvolvimento humano e a analise das principais características motoras que envolvem a criança em desenvolvimento. No segundo capítulo, evidenciou-se a aprendizagem motora através da análise dos principais elementos motores relacionados à aprendizagem de habilidades e os fatores que influenciam o processo de aprendizagem de habilidades motoras bilaterais, na aprendizagem de habilidades esportivas manuais. No ultimo capítulo procurou-se analisar os principais elementos específicos relacionados ao processo de aprendizagem do basquetebol, que influenciam e são influenciados pelo domínio da bilateralidade. Através da análise pertinente ao contexto do estudo, tornou-se possível verificar que, em relação aos domínio cognitivo, afetivo-social e motor, todas as experiências motoras vivenciadas qualitativa e quantativamente pelo ser humano são de fundamental importância para o seu completo desenvolvimento. Os elementos psicomotores constituem a base necessária para o desenvolvimento integral de habilidades desportivas, sempre que a aprendizagem bilateral de habilidades manuais pode constituir-se como fundamento necessário para o desenvolvimento de um processo de aprendizagem que leve a criança a um completo desenvolvimento de suas potencialidades esportivas. Finalmente entende-se que a iniciação no basquetebol, por meio da prática inicialmente elementar dos seus fundamentos e as próprias características da modalidade, estimulam por necessidades inerentes a este contexto o desenvolvimento das habilidades manuais bilaterais.
[en] The present study had as objective, to analyze the processo f motor learning related to the learning process of bilateral manual abilities, based on the literature, indicating the initiation to the basketball as means. This way, approaches were developed related to a pedagogic approach. It was necessary to divide the study in three different chapters. The study is characterized as bibliographical where in the first chapter the main aspects of the human development were considered, Starting from o fthe presupposition that the human being development happens basically in three domains: the cognitive, the affectionate-social and motor, or psicomotor, that involve the human development and, the analysis of the main motor characteristics that involve the child in development. In the second chapter, the motor learning was evidenced through the analysis of the main motor elements related to the learning of abilities and the factors that influence the learning process of bilateral motor abilities, in the learning of manual sporting abilities. In he last chapter in tried to analyze the main specific elements related to the learning process of the basketball, that influence and they are influenced by the domain of the bilaterality. Through the pertinent analysis to the context of the study, it was possible to verify that, related to the cognitive domains, affectionate-social and motor, all o the motor experiences lived qualitative and quantitatively for the human being have fundamental importance for his/her complete development. The psicomotors elements constitute the necessary base for the integral development of sport abilities, whenever the bilateral learning of manual abilities con be constituted as necessary foundation for the development of a learning process that takes the child to a complete development of their sports potentialities. Finally, it is understood that the initation in the basketball, through the initially basic practice of their foundation and the own characteristics of the modality, stimulate for inherent needs to this context, the development of the bilateral manual abilities.
   
Titulação: Mestre em educação física
   
Programa de Pós-Graduação: Educação Física
   
Área de Concentração: Não possui
   
Linha de Pesquisa: Não possui
   
Contribuidor(es):
[Orientador] Ademir De Marco**
[Membro da Banca] Vanildo Rodrigues Pereira
   
Assunto(s):
[pt] Aprendizagem Motora
[pt] Bilateralidade
[pt] basquetebol.
[en] Motor learning
[en] Bilaterality
[en] Basketball
[pt] EDUCACAO FISICA
   
Local de defesa: Piracicaba - SP - BR
   
Data da defesa:
[pt] 2004
[en] 2004
   
Número de Páginas: 81
   
Arquivo(s):
PDF - Dissertação
Detalhar Incluir na pasta 
    


Resultado(s) [1 - 1]
Primeira | 1 | Última
Páginas:
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações
Busca  
Busca Avançada »
Pasta de Trabalho » Ajuda
Registros por página

v-IBICT | COPYRIGHT ©
desenvolvido para IE 5.0+
Universidade Federal de Uberlândia www.sibradid.eef.ufmg.br