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Autor: Manuel Ferreira dos Santos Júnior
   
Título(s):
[en] The "PARTY" Of the PLAYFUL one In BASIC EDUCATION (Conceptions of two categories)
[pt] A “Festa” do Lúdico no Ensino Fundamental (Concepções de duas categorias)
   
Instituição de Defesa: Universidade Metodista de Piracicaba
   
Resumo(s):
[pt] Com a finalidade de aprofundar a discussão sobre o lúdico no ensino Fundamental de 1.ª a 4.ª série, buscamos entender como os professores (Regentes de Sala-‘PRS’ e Licenciados em Educação Física-“PEF”), concebem e põem em prática o lúdico em suas aulas e, numa análise mais crítica, qual seria a verdadeira intenção de utilização do componente lúdico durante as atividades desenvolvidas. Buscou-se verificar se o lúdico é lançado como mais uma ferramenta de trabalho, como meio de educar ou se a utilização de situações lúdicas justificam-se como um fim em si mesmo. Para melhor compreender o processo educacional relacionado às crianças, buscou-se um retrospecto histórico, com alguns dos indivíduos que influenciaram o pensamento pedagógico, demonstrando a visão dos autores acerca de como as crianças deveriam ser tratadas em relação ao processo educativo escolar, da era primitiva à atualidade, apresentando as principais teorias pedagógicas vivenciadas no Brasil, inicialmente no âmbito educacional de modo geral e em seguida as idéias pedagógicas mais significativas já desenvolvidas no Brasil na área da Educação Física. Finalmente, a metodologia desenvolvida para a execução do questionário, sendo composta de três questões básicas: 1) o que é lúdico na sua concepção? 2) De que forma ele está presente no seu trabalho? e 3) Na sua opinião: O lúdico é um meio de educar ou um fim em si mesmo? O resultado das questões, após a Análise de Conteúdos (BARDIN, 1977) aponta para ligeira distinção de concepções quando os PRS deixam claro que o lúdico é um meio de ensino, uma ferramenta do processo, e os PEF apesar de indicarem na questão 3, o lúdico como meio de educar, demonstram em seus discursos uma tendência deste como facilitador do processo. Outra diferença significativa foi constatada na questão 2, quando a primeira categoria dá ênfase lúdica aos aspectos cognitivos e a segunda aos aspectos motores, explicado pela origem de formação de cada uma delas. Concluindo, detectamos a necessidade de maior entendimento de ambas as categorias quanto ao componente lúdico na educação e a importância cada vez maior desta vivência enquanto parte intrínseca do viver humano.
[en] This research aimed to deepen the discussion about “the playing” inside the teaching methodologies in the first school years – 1st to 4th grades. We searched understanding of how teachers (classroom regents – “CR” and Physical Education graduates – “PEG”) conceive and make use of “the playing” during their classes and, under a more critical analysis, which the real goal for using “the playing” component in their practice would be. We attempted to verify if “the playing” is either launched as another teaching tool as means of educating or as a practice with its own purpose. For a better understanding of the educational process related to children, this work was based on a historical retrocession of a few educators who have influenced the pedagogical thought by demonstrating those authors views of how children should be treated during their educational process, since primitive eras to modern times, presenting the most influent pedagogical theories in Brazil. We first approached every educational area scope then the research focused on the theories which were more significant to the Physical Education area. Finally, we developed a questionnaire made up of three basic questions: 1) What is “the playing” in your personal concept? 2) In which ways “the playing” is present in your work? And 3) In your opinion, is “the playing” a means for educating or it has its own purposes? After the Content Analysis (Bardin, 1977), the questionnaire results pointed at a slight distinction of concepts: The CR made clear that “the playing” is a means of teaching, a tool for the process. And as for the PEG, although they have indicated “the playing” as a means for teaching in question number three, they showed in their utterances a tendency of using it merely as a facilitator of the process. Another remarkable difference was showed in the answers for the question number two, where the first category of teachers emphasized the cognitive aspects through “the playing” while the second one emphasized the motor aspects. This can be explained by these teachers different educational backgrounds. Summarizing, we detected the need, for both kinds of professionals, of a major understanding of “the playing” component in educational and the high importance of this living at school considering it is an intrinsic part of the human living.
   
Titulação: Mestre em educação física
   
Programa de Pós-Graduação: Educação Física
   
Área de Concentração: Não possui
   
Linha de Pesquisa: Não possui
   
Contribuidor(es):
[Orientador] Wagner Wey Moreira 6
[Membro da Banca] Luiz Alberto Lorenzetto
   
Assunto(s):
[en] physical education
[en] The playing
[pt] ensino fundamental
[pt] educação física
[pt] Lúdico
[pt] EDUCACAO FISICA
[en] elementary school.
   
Local de defesa: Piracicaba - - BR
   
Data da defesa:
[pt] 2003
[en] 2003
   
Número de Páginas: 168
   
Arquivo(s):
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