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Autor: Luciana Botelho Monteiro
   
Título(s):
[en]
[pt] A influência da rigidez e da não rigidez disciplinar na formação do auto-conceito da criança praticante de Judô
   
Instituição de Defesa: Universidade Castelo Branco
   
Resumo(s):
[pt] O objetivo deste trabalho abrangeu a prática do judô, no que se concerne a influência do seu ensino sob condições de maior ou menor rigidez disciplinar na formação do auto-conceito da criança. O desenvolvimento do auto-conceito inicia-se a partir do processamento de informações decorrentes da exploração e experimentação de eventos com os quais um indivíduo interage oportunizando ao mesmo, a percepção dos conteúdos destes eventos. A prática do judô, na sua dinâmica, fundamentos de base, representam neste estudo, uma imersão no processo de ação consciente do ser, abrindo espaço para a consciência, em dimensão de chegada ao próprio "eu". O trabalho desenvolveu-se sob forma de pesquisa de campo, em operacionalização ex post facto. A sua amostra totalizou em número de 39 crianças de 8 a 12 anos. O instrumental utilizado compreendeu dois questionários um deles baseado no SDQ I - "Self Description Questionários I, desenvolvido e testado pelo Professor Herbert Marsh, sendo o outro o próprio SDQ I mencionado. Aplicação efetuada, os dados resultantes foram estudados através de uma análise de variância, com perspectiva do teste de Tukey, para decompor as possíveis diferenças nas modalidades contidas nos dois instrumentos. Além disto, foram utilizados testes comparativos de médias através do Score T e Qui-Quadrado. Os resultados das análises e testes demonstraram que o ensino sistemático do judô, ministrado com maior ou menor rigidez disciplina, não afeta o desenvolvimento do auto-conceito da criança. Estes resultados foram interpretados em suporte à noção de que a experimentação dos conteúdos da prática de judô desperta o ser para o conhecimento, valorização e auto-estima, que se constituem em vigas mestras de suporte ao desenvolvimento do auto-conceito da criança.
[en] The present study aims at describing the influence of judo teaching, based upon rigidity or non rigidity of the contents taught, relatively to the self concept formation of children sistematic praticioner. It was formulated as a base for the research racional that the development of self concept begin from the processing of the information emerging of the exploration and experimentation of actions contents leading to consolidated perception of the events. lu this sense, the practice of judo, its dinamics, basic fundamentaIs, movements and intrinsic gestures represents, in the present study, a conscient immersion in the process of an individual reaching of his/her own "I". The study was development under a field format, operationalized in a model ex post-fact. The subjects were 39 males children from 8 to 12 years of age. The instruments was one questionnaire, based upon the Self Description Questionnaire I (SDQ I) valided by Marsh (1990). After the subjects questionnaires completion, the resulting data were analized through na Analysis of Variance, Score T T est and nonparametric statistics. The analysis and test results indicated that both models of teaching did not affect the children's self concept formation. The results were interpreted as support to the notion that the pratice of judo acts as a potencial foundation for the developments of a child self¬valorization and self-steem, basic structures for a positive self-concept development.
   
Titulação: Mestre em educação
   
Programa de Pós-Graduação: Educação Física
   
Área de Concentração: Educação Motora
   
Linha de Pesquisa: Não possui
   
Contribuidor(es):
[Orientador] Vemon Furtado da Silva
[Membro da Banca] Heron Beresford
[Membro da Banca] Eduardo Augusto Viana da Silva
   
Assunto(s):
[pt] Judô
[pt] Auto-conceito
[pt] EDUCACAO
   
Local de defesa: Rio de Janeiro - RJ - BR
   
Data da defesa:
[pt] 1997
[en] 1997
   
Número de Páginas: 153
   
Arquivo(s):
PDF - dissertação (parte 1)
PDF - dissertação (parte 2)
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