NUTESES
 
SISTEMA DE PUBLICAÇÃO ELETRÔNICA DE TESES E DISSERTAÇÕES | BUSCA |

Warning: in_array() [function.in-array]: Wrong datatype for second argument in /home/webtedenuteses/html/tde_busca/biblioteca/mostraResultados.inc on line 828
Pesquisa resultou em: 1 registro(s)
Páginas:
Primeira | 1 | Última
Resultado(s) [1 - 1]
Total de Páginas: 1
1
Autor: Letícia de Vilhena Garcia
   
Título(s):
[en] The graduation in Physical Education in the UCB in the period of 1976 2004: Analysis of the curricular matrices in the context of the relation Physical Education and Health.
[pt] A graduação em Educação Física na UCB no período de 1976 2004: Análise das matrizes curriculares no contexto da relação Educação Física e Saúde.
   
Instituição de Defesa: Universidade Católica de Brasília
   
Resumo(s):
[pt] A presente dissertação de Mestrado realiza estudo analítico das matrizes curriculares do Curso de Graduação em Educação Física da Universidade Católica de Brasília-UCB no contexto da relação Educação Física e Saúde, abrangendo o período 1976 a 2004. A revisão de literatura contemplou os temas Currículo, Currículos de Ensino Superior, Educação Física no Brasil, Currículos de Graduação em Educação Física no Brasil, Educação Física e Saúde, Ciências Humanas e Educação Física, Estudos sobre Formação Profissional em Educação Física. Como procedimentos metodológicos, foram utilizadas entrevistas semi-estruturadas e análise documental. Os depoimentos coletados salientaram a importância para a área do reconhecimento formal da Educação Física como profissão da Saúde. Destacaram o mercado de trabalho como principal fator para as diferentes modificações no currículo da UCB. Os resultados obtidos mediante o exame das matrizes curriculares demonstraram a ênfase no enfoque técnico-biológico-desportivo, tendo sido registradas mudanças expressivas no componente técnico-desportivo. Pode ser considerada significativa a presença de disciplinas voltadas para a fundamentação humanística e de formação pedagógica. A UCB, tendo optado pela licenciatura ampliada em Educação Física, possui no momento currículo abrangente, com amplo leque de disciplinas, tendo os docentes sugerido a adoção de optativas em maior escala. A relação Educação Física e Saúde constitui princípio fundamental para a formação do profissional em Educação física. O estudo possibilitou a análise da evolução quanto às perspectivas dessa relação. Entre a maioria dos entrevistados predomina a concepção da Saúde como estreitamente vinculada ao exercício físico. Tal concepção , amplamente difundida na sociedade, conduziu à ampliação do mercado de trabalho para a Educação Física, o que levou à inserção na matriz curricular, a partir de 1989, de várias disciplinas relacionadas à atuação do profissional em academias e como personal trainer. Recomenda-se reflexão cuidadosa sobre o importante papel que o professor de Educação Física pode desempenhar no que tange à Educação para a Saúde nas escolas, entidades dotadas de forte potencial multiplicador nas comunidades. Novas configurações para a atuação explícita em Saúde do profissional de Educação Física - em políticas públicas e comunidades, mediante a participação em equipes interdisciplinares - devem ser analisadas.
[en] This Master dissertation focus on the Physical Education Undergraduate Course at the Universidade Católica de Brasília-UCB(Catholic University in Brasilia). It develops an analytical study about the course strutures implemented from 1976 to 2004, taking the relationship between Physical Education and Health as a frame of reference.Literature review covered several topics ranging from Curriculum, Higher Education Curricula, Physical Education in Brazil, Physical Education Undergraduate Course Curricula in Brazil to Physical Education and Health, Human Sciences and Physical Education and Studies on the Professional Qualifying Process in Physical Education. Data was collected from semi-structured interviews and University documentation. The interviews demonstrated the importance of the official recognition of Physical Education as a Health Care Profession and emphazised the job market as the major reason for the changes made in the course content at UCB. The analysis of the University documentation showed the emphasis given to Biology and Technical components and the significative changes that have been registered in technical subjects.There has been gradually introduced an expressive number of disciplines related to Humanities and Education in the curriculum content. The UCB curriculum covers a really broad range of subjects and its teaching staff has suggested a wider number of optionals in the final structure. The relationship between Physical Education and Health is a basic foudation in the process of qualifying Physcal Education professionals. The study brought up the opportunity for the analysis of different points of view as far as this relationship is concerned. The great majority of interviwees hold the conception of Health as intimately relatead to physical activity. This conception, spread out in society, influenced the characteristics of the job market for Physical Education, leading to the introduction of new subjects in the curriculum project, so that students could be prepared to work in academies and as personal trainers. It is suggested a careful analysis about the important role to be played by Physical Education teachers in schools as fas as Education for Health is concerned. There are also new possibilities for the professionals in Physical Education, dealing with Public Policies in Health and work with communities. The participation in interdisciplinary teams should be carefully considered.
   
Titulação: Mestrado em Educação Física
   
Programa de Pós-Graduação: Educação Física
   
Área de Concentração: Não possui
   
Linha de Pesquisa: Não possui
   
Contribuidor(es):
[Orientador] Luis Otávio Teles Assumpção
   
Assunto(s):
[en] Health
[en] Physical Education
[pt] Currículo
[pt] EDUCACAO FISICA
[pt] Saúde
[en] Curriculum
   
Local de defesa: Brasília - DF - BR
   
Data da defesa:
[pt] 2005
[en] 2005
   
Número de Páginas: 152
   
Arquivo(s):
PDF - PDF - Dissertação
Detalhar Incluir na pasta 
    


Resultado(s) [1 - 1]
Primeira | 1 | Última
Páginas:
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações
Busca  
Busca Avançada »
Pasta de Trabalho » Ajuda
Registros por página

v-IBICT | COPYRIGHT ©
desenvolvido para IE 5.0+
Universidade Federal de Uberlândia www.sibradid.eef.ufmg.br