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Autor: Wagner Domingos Fernandes Gomes
   
Título(s):
[pt] Aprendizagem da natação: a formação, o aperfeiçoamento e o conhecimento dos métodos de quem trabalha
[en] Learning of swimming: the formation, the perfectioning and the knowledge of the methods of who work
   
Instituição de Defesa: Universidade Castelo Branco
   
Resumo(s):
[pt] É propósito deste estudo levantar dados acerca daqueles que se dedicam ao ensino da natação, acerca de sua formação e do seu conhecimento dos métodos de ensino. Pretende, também, indagar se existe, da parte desses instrutores, preocupação em participar de cursos de aperfeiçoamento e interesse pela leitura de periódicos especializados. Investiga-se ainda qual deveria ser o primeiro nado a ser trabalhado, após a daptação do aluno ao meio hídrico. Foram pesquisados 33% dos clubes, que localizados nas regiões Norte, Sul e oeste da cidade do Rio de Janeiro, oferecem ao público "escolinhas de natação". Para tanto preparamos um questionário, aplicado àqueles que se dedicam ao ensino da primeira fase do aprendizado. Os resultados, para fins de melhor visualização, foram, primeiramente, computados por região e, em seguida, comparados entre si. Os resultados apontam para a existência de poucos leigos- ou seja, instrutores sem formação em Educação Física - atuando nesse mercado. No entanto, esses mesmos resultados revelam também a existência de problemas no que tange ao conhecimento dos métodos de trabalho, pouca leitura de periódicos especializados em natação e pequeno número de professores com pós-graduação. Outro fato nos chamou a atenção: o primeiro nado a ser ensinado, após a adaptação do aluno ao meio, é sempre o nado crawl, uma preferência unânime, embora os pesquisados não apresentassem qualquer justificativa satisfatória para tal preferência. As conclusões a que chegamos apontam para a necessidade de se oferecer aos professores cursos de reciclagem que abordem os métodos de ensino em Educação Física, e fundamentem teoricamente o processo de ensino e aprendizagem.
[en] The aim of this study is to fmd out more about those who dedicate themselves to lhe task of teaching to swim and about their background and knowledge of teaching methods another aim is to find out if there is, on the part of these instructors, any interest in participating in advanced courced or in reading speciahsed periodicals. For this study, 33% of the clubs located in the North, South and West districts of Rio de Janeiro, and offering swimming classes, were researched.For this purpose it was devised a questionnaire appíied to those involved in teaching swimmins for beginners in their first phase levei. The results were first evaluated according to the regions, so as to give us an overview, and compared between them. Results point to the existence of few "lay" instructors - that is, instuctors not detecting possessing a Physical Education degree - active in the market These results, nevertheless, pointed to the existence of problems regarding to the a) knowledge of working methods, b) back of regular reading of especialised literature, c) a small number of graduate instructors. Our attention was also called to the fact that immediately after the apprentice's adaptation to the médium , the first style to be taught, , is always the crawl: It was an noticed unanimous preference, for the crawl style the interviewed, would not offer any satisfactory justification for that although preference. The conclusions pointed towards the need of more specialized courses in the Physical Education teachings methods área and making more available to the teachers, preparing them for a better application of the theoretical bases for the learning/teaching process.
   
Titulação: Mestre em Ciência da Motricidade Humana
   
Programa de Pós-Graduação: Ciências da Saúde
   
Área de Concentração: Não possui
   
Linha de Pesquisa: Não possui
   
Contribuidor(es):
[Orientador] Fernanda Barroso Beltrão**
[Membro da Banca] Lamartine Pereira Da Costa
[Membro da Banca] Vernon Furtado da Silva**
   
Assunto(s):
[pt] não possui
[pt] EDUCACAO FISICA
   
Local de defesa: Rio de Janeiro - RJ - BR
   
Data da defesa:
[pt] 13/03/1997
[en] 13/03/1997
   
Número de Páginas: 94
   
Arquivo(s):
PDF - dissertação
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