NUTESES
 
SISTEMA DE PUBLICAÇÃO ELETRÔNICA DE TESES E DISSERTAÇÕES | BUSCA |

Warning: in_array() [function.in-array]: Wrong datatype for second argument in /home/webtedenuteses/html/tde_busca/biblioteca/mostraResultados.inc on line 828
Pesquisa resultou em: 1 registro(s)
Páginas:
Primeira | 1 | Última
Resultado(s) [1 - 1]
Total de Páginas: 1
1
Autor: Ana Lúcia de Carvalho
   
Título(s):
[pt] Estudo comparativo das duas atuações distintas da Educação Física no primeiro segmento do primeiro grau na rede oficial de ensino público do município do Rio de Janeiro
[en] Comparative study of the two distinct performances of the Physical Education in the first segment of the first degree in the official net of public education of the city of Rio De Janeiro
   
Instituição de Defesa: Universidade Federal do Rio de Janeiro
   
Resumo(s):
[pt] O presente estudo teve como objetivo observar as duas situações nas quais a Educação Física escolar se apresenta nas quatro primeiras séries do primeiro grau da Rede Municipal de Ensino Público do Município do Rio de Janeiro, e investigar se nos Centros Integrados de Educação Pública (CIEPs), onde ela existe para esse segmento escolar, a sua simples existência está contribuindo de maneira positiva para os processos de crescimento e desenvolvimento dos alunos. No que se refere à metodologia, o estudo desenvolvido é caracterizado como uma pesquisa descritiva, de acordo com a conceituação de Kerlinger (1964), Ary, Jacobs e Razavieh (1972) e Meyer (1979). Avaliou-se e comparou-se o crescimento dos alunos das escolas e do CIEP, através das medidas do peso corporal e da estatura. O desenvolvimento foi avaliado através da aferição do percentual de gordura corporal e das capacidades aeróbica e anaeróbica, medidas em teste de corrida de 1000m e 50 m, respectivamente. A amostra, composta por alunos de ambos os sexos matriculados no primeiro segmento do primeiro grau de duas escolas e um CIEP da Rede Municipal de Ensino Público, compreendidos entre as faixas etárias de 8 e 12 anos, foi testada no início e ao término do ano letivo. O estudo demonstrou não haver diferença significativa entre os dois grupos em nenhum dos parâmetros considerados. Com base nos resultados da pesquisa, recomendou-se que se realizassem estudos longitudinais, a fim de se verificar se estes resultados ocorreram somente em função do exíguo tempo de observação. As conclusões apontam para a necessidade de se considerar parâmetros de crescimento e desenvolvimento na elaboração de um planejamento de Educação Física, para que se atinja a educação global do indivíduo, facilitando a integração com as outras áreas, alcançando o objetivo maior da educação transformadora.
[en] The present study has as its aim to observe and analyse the current situation of Physical Education in elementary and junior high schools in the city of Rio de Janeiro and to find out, through Public Integrated Education Centers (CIEP's) whether the practice of Physical Education contributes in a positive way to the students' growing and development process. As far as methodology is concerned the present study may be termed as descriptive research such as described by Kerlinger (1964), Ary, Jacobs and Razavieh (1972) and Meyer (1979). The growing process of students of the schools and the CIEP's was analysed and compared through body weight and height measurements. The development process was evaluated through the fat deposit in the subcutaneous tissue, 50m dash and 1000m running tests as measurements for students' physical fitness. The sample was composed by students from 8 to 12 years old, who were attending two elementary schools and one CIEP in Rio de Janeiro. The measurements were made at the beginning and at the end of the school year. From the results obtained we concluded that there were no significant differences between the two groups. Based on research outcomes, a longitudinal study is recommended in order to check whether those conclusions occurred in a limited period of time. The conclusions point to the need of taking into consideration parameters of growing and development in Physical Education planning in order to reach the individual's global education and facilitate integration with other areas, thus reaching the primary goal of a transformative education.
   
Titulação: Mestre em Educação Física
   
Programa de Pós-Graduação: Educação Física
   
Área de Concentração: Não possui
   
Linha de Pesquisa: Não possui
   
Contribuidor(es):
[Orientador] Azor José de Lima
[Membro da Banca] Fernanda Barroso Beltrão**
[Membro da Banca] Vera Lucia Goes Pereira Lima
   
Assunto(s):
[pt] Ciências da Saúde
   
Local de defesa: Rio de Janeiro - RJ - BR
   
Data da defesa:
[pt] 06/03/1989
[en] 06/03/1989
   
Número de Páginas: 184
   
Arquivo(s):
PDF - Dissertação - parte 1
PDF - Dissertação - parte 2
Detalhar Incluir na pasta 
    


Resultado(s) [1 - 1]
Primeira | 1 | Última
Páginas:
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações
Busca  
Busca Avançada »
Pasta de Trabalho » Ajuda
Registros por página

v-IBICT | COPYRIGHT ©
desenvolvido para IE 5.0+
Universidade Federal de Uberlândia www.sibradid.eef.ufmg.br